Orientações para Assinatura Eletrônica
Prezada pessoa bolsista,
Informamos que, após a aprovação do relatório pelo processo de avaliação da GPFA, será necessário proceder com a assinatura eletrônica do documento através da plataforma gov.br. É imprescindível que o aplicativo gov.br esteja instalado no celular para a autorização da assinatura.
Abaixo, segue o passo a passo detalhado para a realização da assinatura eletrônica:
Passo a passo
- Localize o Relatório: encontre o relatório aprovado na lista de “Arquivos para edição de texto” no Repositório de Relatório de Atividades dos Bolsistas da Cotec e faça o download do arquivo.
- Acesse a Plataforma gov.br: entre no site oficial da plataforma gov.br utilizando seu navegador.
- Faça o Login: utilize suas credenciais. Caso ainda não possua conta, será necessário realizar o cadastro.
- Navegue até a Seção de Documentos: após o login, clique no seu nome de usuário, acesse "Serviços" e selecione "Assinar documentos digitalmente".
- Inclua o Relatório: arraste o arquivo PDF para a área indicada ou clique em "Enviar arquivo" e selecione o documento. Depois, clique em "Avançar" e em seguida em "Assinar".
- Autorize a Assinatura: um código será enviado ao aplicativo gov.br. Digite o código para autorizar e clique em "Autorizar".
- Baixe o Arquivo Assinado: faça o download do documento assinado digitalmente para o seu computador.
- Deposite no Repositório: retorne ao Repositório e envie o arquivo assinado digitalmente na área de "Texto Editado".
Atenção! este procedimento é obrigatório para a validação formal do relatório, garantindo sua integridade e autenticidade.